quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A prática Cristã


Os religiosos de todos os matizes têm compromissos com a religião e com Deus. São as práticas que todo fiel assume como membro de uma organização. Nós, cristãos, também temos as nossas. A caridade, a oração e o jejum abrangem os compromissos de toda pessoa e, particularmente, do seguidor de Cristo.
A caridade nos impulsiona a assumir compromisso com os outros. Não vivemos isolados, mas em sociedade. Assim, não podemos ignorar quem vive a nosso lado: familiares, vizinhos, colegas de trabalho, de estudo. A convivência e a preocupação com essas pessoas, além de serem “obrigação” do cristão, trazem qualidade à vida. É na convivência que revelamos quem somos e experimentamos o valor da nossa existência.
A oração é a base de nossa relação com Deus. Somos-lhe gratos pela vida, pelos dons recebidos, e procuramos reconhecer isso na oração. Oramos por nós e pelos outros. Às vezes pode parecer que não ganhamos muito com a oração, mas, quando feita com os pés no chão e com boa intenção, ela pode nos tornar melhores.
Certa vez um discípulo perguntou a seu mestre: para que rezar se a gente, no dia seguinte, nem lembra mais o que rezou? O mestre pediu que ele buscasse água com um cesto no rio próximo. Depois de várias tentativas sem sucesso, pois o cesto não retém água, percebeu que o cesto estava mais limpo. Podemos até não gravar as palavras que rezamos e esquecer o que pedimos, mas nosso espírito vai ficar purificado.
O jejum nos faz estabelecer relação de justo equilíbrio com nós mesmos e com a natureza. A CF deste ano nos ensina que a abstinência de alguns alimentos pode favorecer nossa saúde. A renúncia ao consumismo desenfreado diminui a agressão à natureza e ao meio ambiente. Às vezes faz bem dizer não aos filhos e a nós mesmos. Há uma relação inversa entre o consumo exagerado e a saúde da natureza. O jejum nos torna solidários com quem é obrigado a jejuar por força das circunstâncias. E a economia advinda do jejum pode ser destinada aos necessitados.

  Pe. Nilo Luza, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário